Desfile Cívico em Macaé prestou homenagem ao professor Antônio Alvarez Parada

Desfile Cívico e Militar, Imbetiba. Macaé/RJ.
folhafluminense
5 Min Read

O tradicional desfile cívico foi realizado na manhã da última terça-feira (29) em celebração ao aniversário de 212 anos de Macaé. O evento deste ano prestou uma homenagem ao professor Antônio Alvarez Parada e contou com a participação de alunos de todas as escolas do município. Também participaram instituições civis, autoridades públicas e militares e moradores e moradoras da cidade.

Como acontece anualmente, o desfile foi realizado na Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba. O prefeito Welberth Rezende esteve presente e desfilou em carro aberto do Exército junto às autoridades militares. Quem também participou da cerimônia foi o vice-prefeito Dr. Fabiano Paschoal, acompanhado de vereadores e do Comte Bittencourt, presidente nacional do Partido Cidadania.

O tradicional desfile cívico teve início com a apresentação dos grupamentos militares, que incluíram a Capitania dos Portos, a 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea – Forte Marechal Hermes, o 9º Grupamento de Bombeiro Militar, o 32º Batalhão de Polícia Militar, o 2º Batalhão com Ações de Cães, além das equipes da Secretaria Executiva de Defesa Civil e da Secretaria de Ordem Pública.

Um dos momentos marcantes do evento foi a participação da Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores, que desfilou ao lado dos membros da Academia Macaense de Letras. A Lyra, reconhecida como um importante espaço cultural do município, abriga diversas manifestações artísticas e populares em sua sede. A apresentação emocionou o público ao entoar o Hino de Macaé e os parabéns à cidade, carinhosamente chamada de Princesinha do Atlântico.

Outro destaque do desfile foi a participação dos integrantes do Programa Cidade da Melhor Idade. Com alegria e leveza, os idosos surpreenderam os presentes ao executarem passos de ballet, mostrando vitalidade e entusiasmo.

As escolas também prestaram uma bela homenagem a Antônio Alvarez Parada, o Tonito — professor, poeta, cronista e autor do Hino de Macaé. Seus versos, que exaltam a identidade local, foram lembrados com carinho. Mais do que suas palavras, foi sua atuação na educação que deixou um legado duradouro: Tonito acreditava profundamente no poder transformador do conhecimento e no despertar de talentos.

A Educação Infantil mostrou toda a desenvoltura dos pequenos, juntamente com a Banda Marcial Veteranos do município de Macaé. Outra participação marcante foi do Centro Educacional Brincando e Aprendendo com sua banda marcial.

A Corporação Musical Magnólia Ribeiro Barreto do município de Quissamã prestou homenagem a Macaé pelo seu aniversário. Estiveram presentes também na Avenida Elias Agostinho as Corporações Musical Professor Rossine Medeiros, Leonel de Moura Brizola e Ciep Oscar Cordeiro.

Nos desfiles com a participação dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, teve a presença da Escola Municipal Maurício Koper da cidade de Rio Bonito, que também prestou sua homenagem ao aniversariante do dia.

Em seguida foi a fez da Banda Casa do Caminho, Fanfarra Maestro Macaé, Corporação Musical Carolina Curvelo Benjamin, Corporação Musical Polivalente Anísio Teixeira.

Já no Ensino Médio, participaram alunos do Colégio Estadual Luiz Reid e do Colégio de Aplicação (CAP). Na educação inclusiva, houve a participação do Cemeas, e também dos assistidos do projeto Equoterapia.

A Corporação Musical Maria Isabel Damasceno acompanhou estudantes do Centro Municipal de Idiomas e Faculdade Miguel Ângela da Silva Santos (FEMASS).

O desfile contou ainda com a apresentação da frota municipal da Secretaria Municipal de Administração.

A Corporação Musical Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo acompanhou os projetos da sociedade civil e a Corporação Musical do Colégio Municipal Elza Ibrahim, os servidores das Secretarias de Governo, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária; Programa Nova Vida, Controladoria Geral do Município- Ouvidoria Geral, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Projeto Desperta Débora e Secretaria de Cultura.

O encerramento do desfile cívico foi com a apresentação da Corporação Musical Professor Jamil Andrade Dias, que acompanhou os servidores da Secretaria de Educação, Moto Clube Macaé e Secretaria Executiva de Serviços Públicos.

 

Share This Article