Forças de segurança especial para atuação na Expo Macaé 2025

Reunião com autoridades, policias e prefeito na Agroeconomia sobre a Expo. Macaé/RJ.
folhafluminense
4 Min Read

A Expo Macaé 2025 terá início nesta quinta-feira (24) e vai até o próximo dia 29, data que a cidade irá comemorar seus 212 anos. De forma a garantir que tudo transcorra na mais perfeita ordem, o poder público realizou reuniões com as forças de segurança municipais, dentre elas o 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), a 123ª DP, a Guarda Municipal e a Mobilidade Urbana.

O objetivo do encontro foi alinhar os últimos detalhes referentes à segurança pública durante os dias do evento. As partes se encontraram na última terça-feira (22) no Centro de Convenções em uma reunião que contou com representantes de diversas esferas, dentre eles as polícias militar e civil, a mobilidade urbana, ordem pública, turismo, desenvolvimento econômico, defesa civil, agroeconomia, infraestrutura e ciência e tecnologia.

“A segurança pública é uma das principais marcas do nosso governo, pois alcançamos expressivos resultados. A redução nos índices de criminalidade, comparando o cenário anterior com o atual, é notável. Nosso objetivo é manter e aprimorar esses resultados. Agradeço a parceria com as forças de segurança, que considero fundamental para o sucesso do nosso evento. Essa sinergia se manifesta nas operações conjuntas, no combate à criminalidade e na proteção da população”, pontuou Welberth.

Nesta edição da Expo Macaé será montada uma central no parque de exposições com o objetivo de garantir o monitoramento por câmeras espalhadas em pontos estratégicos. A informação foi revelada pelo secretário de Segurança Pública, Tales Borges.

“Vamos contar com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para estarmos montando essa central com toda infraestrutura necessária. Teremos também drones para reforçar a segurança. A operação envolvendo todos os órgãos começa nesta quarta-feira (23) e termina na outra terça-feira (29)”, explicou.

Ao todo serão 70 câmeras espalhadas pelo parque que terão a capacidade de fazer o reconhecimento facial e de placas. Além de totens da PM que contarão com um banco de dados da Polícia Federal e do Ministério da Justiça, com informações e características de suspeitos.

De acordo com a Secretaria de Segurança, a assertividade de reconhecimento facial e 90%, com isso, as identificações de suspeitos são em tempo recorde.

“Três funcionários estarão dentro da sala de monitoramento em tempo real dando apoio ao totem de segurança. Maior foco na prevenção de furtos de celulares. Com planejamento, presença e atuação estratégica, vamos garantir a segurança de milhares de pessoas durante todos os dias da festa”, ressaltou o secretário Tales Borges.

O secretário de Turismo, Léo Anderson, disse que a expectativa é receber 40 mil pessoas por dia, principalmente na segunda-feira (28) e na terça-feira (29), quando serão realizados os shows de Natanzinho e Simone Mendes. Nesta sexta-feira (25), no show de Raça Negra, também está previsto um grande público.

“É a maior feira de exposição agropecuária do estado do Rio de Janeiro. A proposta é alinhar o diálogo e fortalecer a segurança”, disse.

Para garantir a ida da população aos shows na 41ª Expo Macaé, os ônibus vão funcionar por 24 horas, inclusive na região serrana do município. A Mobilidade Urbana incluirá a designação de 40 agentes, bem como a instalação de um terminal de passageiros no interior do Parque de Exposições, com o objetivo de otimizar o fluxo e conforto aos usuários.

 

Share This Article